A Igreja Presbiteriana de Goiânia, desde os seus primórdios, tudo vem fazendo no sentido de melhor desempenhar a sua missão precípua: Evangelizar. Anunciar o Evangelho do Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo. Apresentá-lo como único e suficiente Salvador de todo aquele que nEle crê, como provam os trabalhos pioneiros em Goiânia, que tantos frutos já tem produzido.
Assim é que, no propósito de sempre, no início da década de sessenta, sob o pastorado do Rev. Saulo Afonso Miranda, mantendo a regularidade de eficiente semeadora do Evangelho, iluminada pelo Espírito de Deus, a Igreja voltou-se para a evangelização dos bairros da Capital Menina, onde pequeno ou nenhum trabalho evangélico existia. Entre os bairros visados para tal, encontrava-se o do Setor Leste Universitário.
Inicialmente, os trabalhos não foram regulares. Eram realizados em casa de crentes ou interessados, promovidos, especialmente, pela União Presbiteriana de Homens da Igreja, sob a presidência do irmão Nathanael Inácio de Lima. Posteriormente, em casa cedida pelo Sr. João Motta, já então com trabalhos mais regulares. Já não existiam dúvidas. Era trabalho de grande e promissor futuro. Tanto que o Conselho da Igreja, em sua reunião do dia 25/01/62, conforme Ata 218, resolveu nomear a Srta. Ana Maria de Carvalho, Missionária, como Evangelista para os bairros de Goiânia, sendo designada para trabalhar, especialmente, no Setor Leste Universitário, junto com o Presb. Homero Teixeira Reis, representante do Conselho. Em seguida, a 02/02/62, Ata nº 219, resolveu autorizar compra de terrenos no Setor Leste Universitário, para construção do futuro templo e, ao mesmo tempo, resolveu autorizar a ampliação da casa onde se realizavam os trabalhos da já florescente congregação. Na reunião de 25/01/63, conforme Ata 244, a Missionária Ana Maria levava ao Conselho brilhante relatório dos trabalhos realizados pela Congregação do Setor Universitário. Dia 08/05/63. Ata 252. Por unanimidade dos votos do Conselho, é aprovada a planta e a construção do Templo do Setor Leste Universitário, resolução que referendada na reunião do dia 02/07/63, Ata nº 254, ocasião em que foi nomeada a comissão de construção do referido templo. Continuando celeremente os trabalhos, o Conselho, no dia 21/08/63, Ata 256, marca para o dia 25/08/63 a inauguração do Templo e resolveu que se passassem os trabalhos da Congregação, da casa então utilizada, para o referido templo. Finalmente, na data aprazada, o Pastor da Igreja, Rev. Saulo Afonso Miranda, em culto solene e muito concorrido, inaugura e consagra o Templo do Setor Universitário. Ainda no ano de 1963, ou seja, a 06/11/63 — Ata 258 o Conselho delibera consertar um harmônio que é cedido à Congregação.
Citar nomes de pessoas que contribuíram para o engrandecimento da obra, seria correr risco de cometer injustiça, por isso nos ateremos tão somente a pastores, como: Rev. Saulo Afonso Miranda, Rev. Luiz Rodrigues, Rev. Jairo Gomes de Miranda e, atualmente, Rev. Evandro Luiz da Silva. A Missionários como: Ana Maria Carvalho, João Soares Branquinho, Antônio Nascimento, Rev. George Chalmers Browne, Celso Soares de Oliveira e outros. E os pastores do Presbitério de Goiânia que, de igual modo, deram sua parcela de cooperação à referida Congregação…
Entre os presbíteros Absalão Gomes de Brito que tem dado o melhor de si, com zelo e dedicação desmedida, visando ao engrandecimento do trabalho na Congregação do Setor Universitário. E na sua pessoa a homenagem da história da Congregação a todos os que com ela colaboraram até o presente… Muitos fatos deixaram marcos indeléveis nos corações dos crentes ali atuantes… Desde a sua fundação, no entanto, ela está firme. Vencendo obstáculos pela graça e pela misericórdia de Deus. Suportando provações e perigos, confiada unicamente no seu Senhor e Chefe, Jesus Cristo. Criando oportunidades de trabalho a homens, mulheres, moços e crianças, através de organizações domésticas…
Com o crescimento do trabalho, necessário se fez ampliar o templo Construindo-se salão de festas da mocidade, isso no momento presente, já sob o pastorado do Rev. Evandro Luiz da Silva.
A 15/09/79, o Conselho resolveu, atendendo pedido do Presbitério de Goiânia, colocar a Congregação à disposição do Concílio, visando a organizá-la em Igreja, o que se fez nessa data, para honra e glória de Deus e de Seu Filho, Jesus Cristo, o Senhor da Igreja.
Missão
Ser uma igreja bíblica e reformada, relevante e contemporânea, que glorifica a Deus por meio da proclamação do Evangelho, da excelência no serviço, do amor ao próximo e do crescimento espiritual.
Visão
Ser reconhecida como uma igreja bíblica e acolhedora, cumprindo a missão de fazer discípulos, capacitando-os para que sejam cristãos maduros para viver o evangelho e testemunharem de Jesus.
Valores
Cremos na Bíblia como única regra de fé e de prática, em Jesus Cristo como único Senhor, na graça divina como fundamento da salvação por meio da fé no Salvador Jesus. Adotamos a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Menor como símbolos da fé reformada.
Galeria de Fotos
Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem